Mundo, Negócios

Taxação de 25% sobre aço brasileiro por Trump entra em vigor; EUA tenta derrubar procura pelo aço do Brasil

A ideia dos EUA é pressionar grandes compradores americanos de aço do brasileiros a desistirem de comprar devido as altas taxas impostas por seu novo governo.

IMG 3289

O Ceará será um dos principais Estados a serem afetados, mas não é o único a ser impactado. Além da Arcelor Mittal, que opera em solo cearense, empresas como a Ternium, CSN, Gerdau e Usiminas, também movimentam grande volume de produtos derivados do aço e alumínio para os EUA.

A ideia do presidente americano Donald Trump é pressionar os grandes compradores americanos de aço do Brasil a desistirem de comprar devido as altas taxas impostas por seu novo governo. Tanto as importações americanas podem ser comprometidas quanto as exportações brasileiras. A estratégia do governo norte-americano é forçar países como o Brasil a baixarem suas tarifas para que eles também reduzam as suas. O Brasil pode optar por aumentar tarifas e entrar em um momento de guerra comercial com Trump ou pode ceder e baixar as tarifas, esperando que os EUA também reduzam as suas.

A ideia dos EUA é pressionar maior produção interna de aço e alumínio americano para não depender do mercado internacional. Todavia, ressalta que a indústria dos EUA precisa do exterior para concretizar projetos.