Dos 67 pontos monitorados pela Gerência de Análise e Monitoramento da autarquia, 51 encontram-se próprios, sendo 20 só em Fortaleza. As praias de Jericoacoara e Baleia, contudo, estão impróprias para o lazer.
Quase 80% das praias do Ceará estão próprias para o banho de acordo com o boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), divulgado nesta sexta-feira (29). Dos 67 pontos monitorados pela Gerência de Análise e Monitoramento da autarquia, 51 encontram-se próprios, sendo 20 só em Fortaleza. As praias de Jericoacoara e Baleia, contudo, estão impróprias para o lazer.
Já o litoral oeste do estado apresenta 14 trechos adequados, dentre eles destacam-se as praias do Icaraí, Tabuba, Cumbuco, Paracuru, Taíba, Flecheiras e Icaraí de Amontada. A situação é atípica e segundo o gestor ambiental da Semace, Lincoln Davi Mendes, em entrevista à CBN; “Pode ter sido uma contaminação muito pontual. Algo que deve ter ocorrido um dia antes ou minutos antes da nossa coleta”, disse Mendes, explicando que uma família pode ter levado um cachorrinho ou até mesmo uma criança ter feito xixi no local já seria o suficiente para o comprometimento da coleta.