Brasil, Turismo

O pesadelo que derrubou a Itapemirim linhas aéreas na véspera de Natal

Empresa vem acumulando atrasos de salários e benefícios de funcionários, suspensão do plano de saúde dos trabalhadores, dívidas com fornecedores, descumprimento de horários, cancelamentos de voos, entre outros.

239F425F 8CA6 4728 9E57 DFC02CB5D294
(Foto: Douglas Cavalcanti)

A Itapemirim, mais nova empresa aérea do Brasil, operava há menos de seis meses e ontem à noite, já anunciou a “suspensão temporária” de todas as operações. Procon quer esclarecimentos da Itapemirim e já fala em “multa pesada”. Após terem os voos suspensos, passageiros protestaram na noite desta sexta-feira no saguão do aeroporto de Guarulhos.

A empresa disse que pretende se reorganizar e retomar os voos. Mas ela vem acumulando muitos problemas: atrasos de salários e benefícios de funcionários, suspensão do plano de saúde dos trabalhadores, dívidas com fornecedores, descumprimento de horários, cancelamentos de voos, atendimento criticado por clientes e envio de dados errados sobre número de passageiros para a Anac.

Os salários dos empregados e benefícios como vale-refeição e transporte também vinham atrasando com frequência. Em dezembro, a empresa parcelou o pagamento dos trabalhadores em duas vezes. Havia queixas, também, de que verbas rescisórias não estavam sendo pagas aos demitidos. Além isso, mecânicos estariam trabalhando sem equipamentos de proteção adequados, segundo o sindicato da categoria.