Ceará, Sociedade

Médicos em destaques são homenageados na Assembleia Legislativa do Ceará

Um dos homenageados foi o médico mombacense Dr.Filipe Mota. A solenidade atendeu requerimento do deputado Audic Mota (PSB) que “ressaltou a importância dos médicos que trabalham carregando o sistema de saúde público”.

O Dia do Médico foi celebrado com homenagens aos profissionais de diferentes áreas da Medicina em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará nesta sexta-feira (18/10).

O deputado Audic Mota (PSB) ressaltou a importância da área da saúde e do reconhecimento aos médicos do Brasil pelo “trabalho que fazem carregando o sistema de saúde público”. Ele comentou ainda que o Ceará tem muitos avanços na educação e busca de forma incessante por resultados na segurança, mas ainda está devendo resultados na área da saúde e, por isso, há necessidade de colocar o assunto em pauta.

O evento homenageou 51 médicos em destaques no Ceará, entre eles o médico mombacense Filipe Mota, além de médicas atuantes em distintas áreas da saúde no Ceará. Em nome dos homenageados, o médico George Magalhães de Oliveira, compartilhou aspectos históricos sobre o papel da Medicina e dos médicos na sociedade.

Ele também ressaltou pontos e princípios presentes no Juramento de Hipócrates, texto que aponta como o mais forte da história da medicina, e a relação com a atuação dos profissionais, lembrando ainda das dificuldades da profissão.

Participaram ainda da solenidade Marcos Antônio Gadelha Maia, secretário executivo de Vigilância e Regulação, representando o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto; Túlio Osterne, chefe do serviço médico da AL; e Mirian Sobreira, secretária executiva de Políticas sobre Drogas.