Empresa é considerada uma das piores fornecedoras de energia que já passou pelo País. Vale lembrar também que italiana é recordista em multas aplicadas por autoridades e órgãos fiscalizadores do País.
O presidente Lula (PT) informou na Itália, que tem uma reunião marcada para a próxima semana com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira para discutir formas de continuar com o contrato com a italiana Enel, considerada uma das piores fornecedoras de energia que já passou pelo País. Vale lembrar também que a italiana é recordista de multas aplicadas pelas autoridades e por órgãos fiscalizadores do País.
A crise no relacionamento entre o país e a Enel se dá, principalmente, pelos sucessivos casos de falta de energia elétrica no Estado de São Paulo e na maioria dos estados brasileiros, incluindo o Estado do Ceará que teve até abertura de CPI na Assembleia Legislativa do Ceará, pedindo sua expulsão do Estado por má prestação de serviço. O mandatário se reuniu com executivos da empresa e disse que o Governo Federal está disposto sim a renovar os acordos de concessão se a empresa “assumir o compromisso de fazer investimentos”.
A questão é que a fornecedora, mesma levando milhões e milhões dos consumidores brasileiros e cearenses, não costuma pagar suas multas milionárias aplicadas pela omissão e descaso, além de não solucionar às inúmeras e sucessivas quedas de energia e oscilações de energia, gerando prejuízos sequentes aos brasileiros.