Ceará, Sociedade

Kamile Castro é empossada primeira juíza mulher do TRE-CE

Solenidade de posse foi comandada pelo presidente do Tribunal, desembargador Haroldo Correia. A advogada assumirá vaga decorrente do término do mandato de Tiago Asfor.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) empossou, em sessão solene, na tarde desta terça-feira, 21/1, na Sala de Sessões, a nova juíza titular na categoria de Jurista, Kamile Moreira Castro. A solenidade de posse foi comandada pelo presidente do Tribunal, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo. 

Após prestar o juramento e assinar o termo de posse, a juíza Kamile Moreira Castro se comprometeu a realizar suas atividades com “responsabilidade em prol da defesa das instituições democráticas deste País”. E concluiu: “Nessa Justiça logramos muitas conquistas como a adoção das urnas eletrônicas e da biometria, o uso de sistemas eletrônicos garantidores da transparência, da segurança e da eficiência do processo eleitoral; por outro lado, temos desafios complexos como a adaptação às novas tecnologias e mídias, a promoção da igualdade de gênero e a superação do déficit democrático oriundo da sub-representação feminina nos cargos eletivos; a acessibilidade; a polarização social, os discursos de ódio e crescente descrédito na política.”

O presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, encerrou a cerimônia, agradecendo a presença de todos e cumprimentando a nova membro da Corte.