Ceará

Guarda Municipal de Fortaleza amplia bases 100% armada e compra novos equipamentos

Lançado com 12 bases e agora ampliado para 18, projeto reforça presença da GMF em novos pontos estratégicos. As bases já instaladas permanecem em operação das 15h às 23h, enquanto as novas funcionarão das 6h às 14h.

IMG 7567

O prefeito Evandro Leitão (PT), anunciou a ampliação das Bases Móveis de Segurança Cidadã (BMSC), com a instalação de novos pontos estratégicos em diferentes regiões da cidade. A iniciativa faz parte do Pacto pela Segurança Cidadã e visa reforçar a presença da GMF, garantindo maior proximidade com a população e fortalecendo ações de prevenção à violência e de promoção da segurança cidadã. Fortaleza é dividida em três Coordenadorias Regionais (CRs), que organizam a atuação da GMF em toda a cidade. “Estamos ampliando e fortalecendo a capacidade operacional da Guarda Municipal. Seis novas áreas passam a ser cobertas em Fortaleza, elevando de 12 para 18 o total de áreas atendidas pelos pelotões das nossas Regionais.  Essa expansão demonstra mais ostensividade e maior proximidade, principalmente junto aos equipamentos públicos da cidade, garantindo ao cidadão fortalezense uma sensação de segurança real, que é exatamente o que ele merece”, explica o secretário da Segurança Cidadã, Cel. Márcio Oliveira.

IMG 7565

Localização das Bases Móveis de Segurança Cidadã

Coordenadoria Regional 1 (CR1)
Praça do Polar – Inspetoria Regional 1  (IR1)
Polo de Lazer Sargento Hermínio –  Inspetoria Regional 3 (IR3)
Cuca Pici – Inspetoria Regional 11 (IR11)
Praça Santa Cecília – Inspetoria Regional 5 (IR5)

Coordenadoria Regional 2 (CR2)
Próximo ao Ginásio da Parangaba – Inspetoria Regional 4 (IR4)
Areninha da Serrinha – Inspetoria Regional 8 (IR8)
Cuca Mondubim – Inspetoria Regional 10 (IR10)
Praça Coração de Jesus – Inspetoria Regional 12 (IR12)

Coordenadoria Regional 3  (CR3)
Praça Conjunto Palmeiras (IR9)
Praça da Imprensa (IR2)
Cruzamento das Av. Rogaciano Leite e Thompson Bulcão (IR7)
Praça da Messejana – Inspetoria Regional 6 (IR6)

Novas bases instaladas

Praça Otávio Bonfim
Areninha do Pirambu
Praça da Igreja de Fátima
Terminal da Parangaba (Rua Eduardo Perdigão com Rua Dom Pedro II)
Praça da Imprensa
Messejana, próximo ao terminal de ônibus (base ativa de segunda-feira a sábado. Aos domingos, fica ativa no estádio Murilão)

Com entrega de 400 novas pistolas, Guarda Municipal passa a ter todo o efetivo de rua armado:

IMG 7564

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) recebeu nesta quinta-feira, 19, o total de 400 novas pistolas Glock calibre .40. A ação integra o programa FORtaleCE, parceria entre o Governo do Estado e o Município. Segundo a gestão municipal, com a aquisição, 100% do efetivo de rua da Guarda Municipal passará a atuar armado. O investimento foi de R$ 850 mil. Atualmente, a Guarda Municipal conta com cerca de 3 mil agentes. Desse total, aproximadamente 48% têm atuação nas ruas. Com as novas armas, somadas às 429 pistolas e espingardas entregues em 2025, o efetivo de guardas municipais passa a contar com 829 armas.

O secretário da Sesec, coronel Márcio Oliveira, avaliou que o novo lote amplia a capacidade operacional da corporação. “Sem dúvida, isso amplia a capacidade de resposta operacional da Guarda Municipal e fortalece também as condições de defesa diante de possíveis agressores, garantindo, consequentemente, mais proteção às pessoas da nossa cidade”, declarou. Márcio Oliveira, destacou ainda, que o novo armamento aumenta significativamente a capacidade de resposta operacional da tropa, melhora as condições de defesa do agente e também da população.

“Tendo em vista que a Guarda Municipal está presente em todas as Regionais, atuando de forma ostensiva, realizando patrulhamento e ações de permanência em áreas urbanas da cidade, é mais do que importante que esteja preparada, capacitada e bem armada para oferecer uma resposta operacional à altura das ocorrências que surgem no dia a dia”, afirmou. Ele também ressaltou o nível de integração com as forças de segurança do Estado. “Hoje utilizamos o mesmo sistema de despacho do Estado nas viaturas e a mesma comunicação de rádio da Polícia Militar e da Polícia Civil”.