Cidades

Funceme sinaliza sinal ‘Amarelo’ com chuvas intensas para os próximos dias no Ceará

Choveu em 93 municípios cearenses nas últimas 24 horas. Fortaleza está entre as cidades com precipitações nesta quarta-feira (1), Dia do Trabalho. Na capital, choveu 44.6 milímetros, mas não foi o maior índice do Estado. 

Conforme análise dos meteorologistas da Funceme, o cenário favorável às chuvas vem sendo associado à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Para a quinta-feira (2), a previsão é de nebulosidade variável com chuvas isoladas no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

O Instituto apontou, ainda, que as chuvas devem vir acompanhadas de rajadas de ventos, que podem chegar a 60 km por hora. A orientação é para que a população não se abrigue debaixo de árvores e nem estacione veículos próximos a torres de transmissão, por conta do risco de raios e descargas elétricas. Além disso, pode haver queda de galhos de árvores e alagamentos. 

O índice de chuva no Estado já atingiu a média histórica prevista para a quadra chuvosa (fevereiro, março, abril e maio) deste ano, mesmo faltando um mês e um dia para o fim do período, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De fevereiro até esta segunda (29), o Ceará registrou 600,9 mm de precipitações – 0,2 milímetros a mais do que a média prevista (600,7 mm).