Notícias

Editorial: caráter, um bem precioso / Por Davi Goes

“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal”. Jó 1:1

Jó é o exemplo de caráter, ética e postura de cada cristão. O livro de Jó que provavelmente foi escrito ou por Moisés ou Salomão, conta a história de um homem que tinha todas as qualidades que Deus ama em um ser humano. Mas como ter tanta qualidade e ainda assim passar por situações caóticas e desesperadoras na vida?

Qualidades de Jó:
Integridade: Conduta de ética, honestidade, honra, virtude e lisura.

Retidão: Agi sempre em favor da lei e da razão, justiça, caráter, equidade e inteireza.

Temor: Respeito, reverência e respeito.

Desviar-se do mal: Afastar-se de coisas erradas, agir corretamente.
Como um homem assim de vida ilibada poderia passar por todos os problemas enfrentados por Jó?

Diante de todas as circunstâncias da vida, temos uma grande tendência de encontrar um culpado para nossas mazelas e problemas. Jó não procurou um culpado, ele apenas aceitou o momento da sua vida. Geralmente culpamos o “diabo” porque é mais fácil, mas às vezes culpamos “Deus”. Se Deus está no controle de tudo, então tudo acontece por sua permissão.

FOI PERMISSÃO DE DEUS A PERCA MATERIAL DE JÓ

Deus estava mostrando a satanás quão grande era a fidelidade do seu servo Jó.

(V. 6) Mostra que satanás presta satisfação a Deus de todos os seus atos. Você precisa entender que Deus está no controle de todo o universo, talvez você já tenha ouvido a célebre frase: “Nada acontece por acaso”. Pois é, em tudo Deus tem um propósito. O que está acontecendo em sua vida nada mais é do que o desejo de Deus, se neste momento não parece tão bom, mas o final será doce como o mel.

(V. 12) Deus entrega Jó a satanás, só proíbe de tocar na sua vida. Em sua extraordinária sabedoria e onisciência Deus sabe que satanás poderia tocar em tudo que Jó tinha e Ele lhe daria tudo novamente, a vida lhe foi poupada exatamente para que todos que estavam ao seu redor visse a glória de Deus na vida de Jó.
As pessoas precisam nos ver em dois estágios na nossa vida, primeiro o momento de sofrimento, dor, amargura e luta; para depois no verem no momento de alegria, prazer, doçura e vitória.
Porque você acha que Davi disse: “Preparas uma mesa na presença dos meus inimigos”?
Deus tem o poder e a autoridade para transformar nosso cativeiro em liberdade e vida, creia somente que esse dia está chegando na sua vida.

SATANÁS POSSUI A FUNÇÃO DE MATAR, ROUBAR e DESTRUIR

(V. 14) Destrói fazenda – Uma das primeiras coisas que nos queixamos nas adversidades, é a destruição dos nossos bens materiais, porque desequilibra toda uma estrutura familiar e social, já que conquistamos tudo na vida para os outros verem que estamos bem.

(V. 16) Fez cair fogo do céu e queimou as ovelhas e matou os servos – As ovelhas eram o sustento para a família de Jó, além de demonstrar riqueza perante os outros pastores de ovelhas do Oriente, a ovelha na época era um alimento precioso.
Agora imagine, primeiro você perde todo o rebanho de bois e jumentos que eram animais de carga, e agora você perde o sustento alimentar? Que desgraça hein? Mesmo assim Jó permanecia calmo e equilibrado. Depois levaram seus camelos e mataram todos os seus empregados. Em seguida veio o vento e matou todos os seus filhos.
Talvez você não tenha entendido, mas olha o tinha esse homem chamado Jó:

* Números da vida de Jó: Vers. 2 diz: 7.000 ovelhas / 3.000 camelos / 500 juntas de bois ou seja 1.000 bois / 1.000 jumentas / Grande número de funcionários, cerca de 380 funcionários

Satanás opera primeiro na área financeira, depois na área, sentimental, depois matrimonial mas o alvo é a Vida Espiritual.
A PERDA DE JÓ:
Riqueza
Bens
Empregados
Filhos
Mulher
Amigos
Saúde

Neste momento, se isso acontecesse comigo ou com você estaríamos desesperados tentando entender porque Deus faria isso conosco! Mas espera aí, Deus autorizou o próprio satanás fazer isso.
Jó fala à sua louca mulher quando a mesma o mandou amaldiçoar o seu Deus: “Eu aceitei o bem de Deus, porque não aceitaria o mal”? Precisamos viver cada tempo em nossa vida.

NUNCA CULPE DEUS

(V. 22) Fala que Jó nunca atribui culpa a Deus e nem pecou.
Ou seja, não murmurou!
Uma criatura não pode culpar o seu criador em nenhum algum, essa era a situação de Jó e ele entendia muito bem a grandeza e soberania de Deus.
Precisamos entender que o nosso Deus está acima de tudo e de todos, se algo está acontecendo em minha vida, é porque os projetos de Deus estão sendo colocados em prática.

Receba as bênçãos de Deus na sua vida e não dê motivos para o inimigo da nossa alma se alegrar; não murmure, não se lastime, não fique contando misérias para ninguém.
Se você passa por problemas, entra no teu quarto, dobra os joelhos e fala com Deus que dos mais altos céus Ele te responderá.

MUITOS SÃO DESORGANIZADOS E NÃO QUEREM SER CULPADOS POR SUAS CRISES

Observe que Jó tinha uma vida equilibrada, ele era um grande empresário do agronegócio em sua época, e quando a crise chegou, ele não culpou a Deus; apenas aceitou.
Vejo muita gente que não se organiza financeiramente e vive apertado, ai falam que é o diabo que está tirando sua paz; mas como assim? Foi o diabo que usou o cartão de crédito? Foi o diabo que passou o cheque? Foi o diabo que pegou dinheiro com o agiota?
Não! Foi você. Aprenda a assumir seus problemas e verás que é mais fácil de resolvê-los.

Sabemos que vivemos em um país onde a carga tributária é muito grande, sendo assim, comece hoje mesmo a agir de forma equilibrada, seja adulto em suas finanças e acabe com a síndrome de Peter Pan (pessoas que são infantis), cresça, amadureça e você verá o que Deus irá realizar em sua vida.

Para refletir: “Aprenda a viver com o que você ganha, quando gastamos mais do que ganhamos, sofremos mais do que merecemos”.

Que Deus em Cristo vos abençoe,
Pr. Davi Goes

Instagram: @prdavigoes
Facebook: Pr Davi Goes
Twitter: @prdavigoes