Automóveis

CEO do Uber diz que a permanência da empresa no Brasil depende da decisão do Congresso

Dara Khosrowshahi já está no Brasil para acompanhar votação no Congresso.

Alçado ao posto de chefão da startup mais bilionária do planeta em abril, depois da queda do cofundador Travis Kalanick por conta de uma série de polêmicas, Khosrowshahi é tido como um executivo de personalidade forte que não mede as palavras na hora de dizer o que pensa e seguidor de uma cultura de controle total das finanças. A passagem dele por terras brasileiras deverá incluir paradas em São Paulo, o maior mercado do Uber no Brasil em número de viagens, e Brasília.

Um estudo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) concluiu que a entrada do Uber e de outras empresas de aplicativos de celular no mercado de transporte individual de passageiros é, em sua maioria, benéfica para o consumidor por aumentar a concorrência e ainda possibilitar a redução de falhas de mercado. Por isso mesmo, alerta o estudo, regulamentações muito restritivas podem impactar negativamente o setor.

O estudo também destaca que o Uber e outros aplicativos do mesmo tipo em setores como hotelaria se inserem na chamada economia de compartilhamento, um modelo de negócios cada vez mais crescente no mundo que busca dissociar a utilização de determinado bem ou serviço à sua aquisição ou propriedade.