Brasil

Ceará lidera com cidades mais violentas do país, Maracanaú é destaque assumindo liderança

Além de Maracanaú, aparecem no topo da lista Altamira (PA), com 133,7 mortes para cada 100 mil habitantes, São Gonçalo do Amarante (RN), com 131,2, Simões Filho, com 119,9, e Queimados, com 115,6.

O Estado do Ceará lidera na lista de cidades mais violentas do Brasil. Os dados do Instituto (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontam que o município de Maracanaú, região metropolitana da capital, lidera sendo a cidade mais violenta do Brasil com 145,7 vítimas para cada 100 mil pessoas. Os números levam em conta homicídios registrados entre 2015 e 2017 em cidades brasileiras.

Além de Maracanaú, aparecem no topo da lista os municípios de Altamira (PA), com 133,7 mortes para cada 100 mil habitantes, São Gonçalo do Amarante (RN), com 131,2, Simões Filho, com 119,9, e Queimados, com 115,6.

Temendo os resultados devastador nos números de assassinatos, vale lembrar que logo no início desse ano, o prefeito Firmo Camurça (PR) e o deputado federal tucano Roberto Pessoa (PSDB), ex-prefeito da cidade, intermediou junto ao governo do presidente Jair Bolsonaro, na época, a instalação em Maracanaú de um Centro de Projeto piloto no combate à violência. “Projeto então foi barrado pelo atual governador Camilo Santana (PT) e o atual Secretário de Segurança Pública André Costa”, alegam o prefeito e o parlamentar.

Os indicadores de homicídios do Atlas da Violência referem-se ao ano de 2017, com base nos dados oficiais do Ministério da Saúde, divulgados recentemente. Mais atuais, as estatísticas da SSPDS registram há 15 meses seguidos uma redução nos números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no Estado.