Foi o ápice de um processo de desgaste de seu trabalho que já ocorria desde a Copa América, há quase um ano.
O ponto decisivo para a trajetória de Dorival Jr. foi a goleada sofrida para a Argentina, em Buenos Aires. Foi o ápice de um processo de desgaste de seu trabalho que já ocorria desde a Copa América, há quase um ano.
Neste jogo, houve uma avaliação de que a seleção foi dominada taticamente pela Argentina, principalmente no meio-de-campo, e o treinador não conseguiu encontrar soluções para sair do problema. Há uma percepção de falta de repertório do treinador para reagir. O Brasil, de fato, jogou com dois homens de meio-campo contra cinco argentinos durante toda a partida. A visão na CBF é que o treinador mostra um quadro oposto ao início do trabalho. Para dirigentes da entidade, o técnico começou bem nos dois amistosos, contra Inglaterra e Espanha.
Dorival Júnior deixou o São Paulo para assumir a Seleção Brasileira em janeiro de 2024, com contrato até o fim da Copa do Mundo de 2026. O desempenho da Seleção e os resultados até então não foram satisfatórios, com a “gota d’água” nesta semana. Na última terça-feira (25), o Brasil foi até o Mâs Monumental, em Buenos Aires, e acabou goleado por 4 a 1 para a Argentina. As seleções se enfrentaram pela 14ª rodada das Eliminatórias da Copa.