Bebeto Queiroz (PSB) seria principal operador das emendas parlamentar do Deputado Federal Júnior Mano (PSB), conforme investigações.
Nessa quarta-feira, início de 2025, está sendo marcado pela posse de novos prefeitos e vice-prefeitos em todo o país, eleitos nas eleições municipais realizadas em 2024. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pleito ocorreu em 5.569 cidades, nos 26 estados do país. Em 51 delas, a disputa foi concluída no segundo turno.
Vale ressaltar que ao menos 18 municípios não terão a tradicional cerimônia de posse no primeiro dia do ano. Isso porque o processo eleitoral, nesses lugares, está emperrado por problemas judiciais, e ainda precisa de análise dos tribunais eleitorais. Ainda nessa quarta, a Justiça Eleitoral suspendeu a posse do prefeito eleito de Choró-CE, Bebeto Queiroz, que ficou conhecido no escândalo das emendas parlamentares. Uma das revelações do esquema foi feita em depoimento pela prefeita de Canindé, Rozária Ximenes, ao MP-CE.
Bebeto Queiroz é investigado por suposta participação em uma organização criminosa que atuava na compra de votos “em mais de 50 prefeituras do Ceará”. Em novembro, ele chegou a ser preso pela Polícia Civil, mas foi solto dez dias depois.