Cidades, Mundo

Áustria torna vacina obrigatória com multa para conter variantes da Covid

A taxa de imunização na Áustria se situa em torno de 66% da população, uma das mais baixas da Europa.

CCD04C73 DB12 43A3 9B69 5CD053CF3A7D
(Foto: Akos Stiller)

A Áustria se tornou o primeiro país da Europa a adotar a vacinação compulsória de sua população como forma de combater o aumento de casos e óbitos decorrentes da covid-19 no país. Quem recusar a vacina poderá sofrer sanções administrativas, como multas. A Áustria tem a menor taxa de vacinação da Europa Ocidental, com 66% de sua população totalmente imunizada.

As vacinas continuam mantendo um grau de proteção adequado, ainda mais nesse cenário. Contudo, o que devemos focar é nos 35% da população [brasileira], não vacinada, pois esse grupo pode criar bolhas e desenvolver novas variantes, segundo infectologistas.

O Lockdown por lá, tem previsão de duração de 10 dias inicialmente, e pode durar 20 no máximo. O confinamento significa que só será permitido sair de casa para comprar alimentos ou remédios, ir ao trabalho em caso de necessidade (pede-se às empresas que facilitem o teletrabalho), cumprir trâmites administrativos não adiáveis, fazer um passeio ou visitar e cuidar de familiares doentes, especificou o ministro da Saúde, Wolfgang Mückstein.