Cidades

Assembleia aprova criação do Consórcio de Segurança Pública para Aiuaba, Arneiroz e Saboeiro

Projeto de autoria da deputada estadual Aderlânia Noronha (SD), visa à implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na região.

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 3, o projeto de indicação 118/2019, de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), que cria o Consórcio de Segurança Pública dos municípios de Aiuaba, Arneiroz e Saboeiro. De acordo com a proposição, o Consórcio terá por sede o município de Aiuaba.

O projeto visa à implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na região, que concentra mais de 40 mil habitantes, fortalecendo a implementação da política de segurança pública do Governo do Estado no interior do Ceará.

“Essa modalidade de policiamento motorizado ostensivo e ágil nesses municípios trará maior efetividade no atendimento de ocorrências criminais. O BPRaio, pelas suas características, torna mais dinâmico o atendimento de ocorrências em relação às viaturas convencionais” – ressaltou Aderlânia.

O BPRaio é especializado em abordagens policiais a veículos suspeitos, operando em áreas inóspitas, onde as viaturas comuns não conseguem ter acesso, sendo um dos recordistas nas apreensões de armas de fogo no Estado.

“Com motos, os policiais adentram por ruas estreitas, conseguem fazer manobras mais ágeis, perseguições e abordagens. Além disso, crimes como o tráfico de drogas, roubos e tentativas de homicídios, que são comumente praticados em motocicletas, podem ser combatidos de forma mais célere”, finalizou a parlamentar.
Área de anexos