Por: Adriano Macedo – Gerente Operacional do Grupo Atitude Serviços
A segurança dentro das escolas se tornou um assunto muito discutido com os tristes acontecimentos do nosso país, o uso de medidas para manter o bem-estar de todos se tornou primordial. Estudar com a certeza de que está seguro faz toda a diferença, da mesma forma para os pais que poderão trabalhar tranquilos sabendo que os filhos estarão resguardados. Por isso, aqui vão algumas dicas de como ajudar na segurança dentro das instituições.
Fluxo de Entrada e Saída
Um local que existe um alto fluxo de entrada e saída fica vulnerável a imprevistos, podendo comprometer a segurança do ambiente. O ideal é que a alta concentração de pessoas acessando o local ao mesmo tempo seja evitado, separando os horários dos alunos de acordo com a turma e se possível, colocando a saída em portões diferentes.
Pagamento Digital
A questão financeira também pode ser um risco para a segurança da escola. O ideal é que todos os pagamentos sejam realizados de maneira virtual, para evitar o acúmulo de dinheiro em espécie nas dependências da escola, o que pode chamar a atenção de criminosos.
Infraestrutura
Prédios antigos e materiais de baixa qualidade facilitam a invasão de meliantes. Por isso, a reforma das estruturas e o investimento em matérias de ponta deve ser prioridade para assegurar o bem-estar de todos.
Contratar Profissionais Especializados
A contratação de profissionais na área de segurança pode e vai ajudar a manter a integridade de todos. O profissional passa a ser responsável por averiguar as áreas da escola, ajudar no fluxo de pessoas e com os treinamentos que recebe, saberá como agir quando algo não estiver certo.
Quando o assunto é segurança, todo cuidado é pouco. Por isso, todos devem seguir e executar as orientações da maneira correta.