Evento visa escolher as melhores reportagens sobre boas práticas rurais desenvolvidas pelos projetos apoiados pelo (FIDA) no Brasil, nos nove estados nordestinos, incluindo o Ceará.
A Associação Cearense de Imprensa (ACI) sediará o lançamento do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo no nosso estado, no dia 18 de março (quarta-feira), a partir das 9 horas. O evento visa escolher as melhores reportagens sobre boas práticas rurais desenvolvidas pelos projetos apoiados pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, nos nove estados nordestinos (Ceará, Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além de Minas Gerais e Espírito Santo, ambos da região Sudeste.
O objetivo é dar mais visibilidade a essas ações e aos impactos positivos que elas causam na vida de agricultores e agricultoras familiares, tanto do semiárido nordestino como de todo o Brasil.
Para o lançamento na ACI estão confirmadas as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, da coordenadora do Programa Semear, Fabiana Viterbo, e da coordenadora do Projeto Paulo Freire, Iris Tavares, e do presidente da ACI, Salomão de Castro, além de sócios, diretores da Associação e profissionais de imprensa. O lançamento terá o intuito de mostrar aos jornalistas cearenses a importância do prêmio e os critérios de participação.
Como concorrer
O concurso é voltado para profissionais de imprensa e as reportagens precisam ter sido veiculadas em canais da mídia local e/ou nacional – sejam eles públicos ou privados. São quatro categorias: Impresso, que premiará matérias e artigos publicados em jornais e revistas; Televisão, que selecionará produções exibidas em canais – abertos ou fechados – de TV; Rádio, que escolherá conteúdo transmitido em estações AM ou FM; e Internet, que destacará textos postados na mídia on-line e de perfil jornalístico.
Poderão concorrer as reportagens veiculadas entre os dias 15 de janeiro de 2020 e 30 de junho de 2020, que abordem temas como: técnicas de beneficiamento de produtos, comercialização de produtos da agricultura familiar, mudanças e impactos positivos nas comunidades atendidas pelos projetos financiados pelo FIDA, protagonismo de jovens rurais, ações focadas em gênero e empoderamento feminino na zona rural, além de trabalhos voltados a quilombolas e indígenas.
O primeiro lugar de cada categoria recebe, além do troféu e do certificado, um prêmio no valor de R$ 12.500,00. Já o segundo lugar recebe, cada um, a quantia de R$ 5.000,00. Em caso de empate, o prêmio será? divido igualmente entre os concorrentes que empataram.
As inscrições serão abertas no dia 1º de abril e vão até 15 de julho de 2020. Cada participante poderá inscrever até três reportagens em cada categoria. O resultado do Prêmio de Jornalismo será informado aos vencedores por e-mail e divulgado nos canais de comunicação do Semear Internacional.