Ceará, Cidades

Associação Cearense de Imprensa lança ‘Prêmio Semear Internacional de Jornalismo’ no Ceará

Evento visa escolher as melhores reportagens sobre boas práticas rurais desenvolvidas pelos projetos apoiados pelo (FIDA) no Brasil, nos nove estados nordestinos, incluindo o Ceará.

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) sediará o lançamento do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo no nosso estado, no dia 18 de março (quarta-feira), a partir das 9 horas. O evento visa escolher as melhores reportagens sobre boas práticas rurais desenvolvidas pelos projetos apoiados pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, nos nove estados nordestinos (Ceará, Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além de Minas Gerais e Espírito Santo, ambos da região Sudeste.

O objetivo é dar mais visibilidade a essas ações e aos impactos positivos que elas causam na vida de agricultores e agricultoras familiares, tanto do semiárido nordestino como de todo o Brasil.

Para o lançamento na ACI estão confirmadas as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, da coordenadora do Programa Semear, Fabiana Viterbo, e da coordenadora do Projeto Paulo Freire, Iris Tavares, e do presidente da ACI, Salomão de Castro, além de sócios, diretores da Associação e profissionais de imprensa. O lançamento terá o intuito de mostrar aos jornalistas cearenses a importância do prêmio e os critérios de participação.

Como concorrer

O concurso é voltado para profissionais de imprensa e as reportagens precisam ter sido veiculadas em canais da mídia local e/ou nacional – sejam eles públicos ou privados. São quatro categoriasImpresso, que premiará matérias e artigos publicados em jornais e revistas; Televisão, que selecionará produções exibidas em canais – abertos ou fechados – de TV; Rádio, que escolherá conteúdo transmitido em estações AM ou FM; e Internet, que destacará textos postados na mídia on-line e de perfil jornalístico.

Poderão concorrer as reportagens veiculadas entre os dias 15 de janeiro de 2020 e 30 de junho de 2020, que abordem temas como: técnicas de beneficiamento de produtos, comercialização de produtos da agricultura familiar, mudanças e impactos positivos nas comunidades atendidas pelos projetos financiados pelo FIDA, protagonismo de jovens rurais, ações focadas em gênero e empoderamento feminino na zona rural, além de trabalhos voltados a quilombolas e indígenas.

O primeiro lugar de cada categoria recebe, além do troféu e do certificado, um prêmio no valor de R$ 12.500,00. Já o segundo lugar recebe, cada um, a quantia de R$ 5.000,00. Em caso de empate, o prêmio será? divido igualmente entre os concorrentes que empataram.

As inscrições serão abertas no dia 1º de abril e vão até 15 de julho de 2020. Cada participante poderá inscrever até três reportagens em cada categoria. O resultado do Prêmio de Jornalismo será informado aos vencedores por e-mail e divulgado nos canais de comunicação do Semear Internacional.