Ceará

Videomonitoramento ineficiente: 10 veículos são roubados por dia em Fortaleza

Financiadas e instaladas pela a prefeitura de Fortaleza, câmeras de videomonitoramento mostra ineficiência para recuperar veículo roubado.

Considerada a ‘Indústria da Multa’, a medida foi implantada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), na justificativa de inibir o roubo de carro nos grandes cruzamentos. Na verdade, o projeto tem mostrado ineficiência na recuperação de veículos roubados. Em 2016, o carro do prefeito Roberto Cláudio foi levado após um assalto enquanto seu motorista utilizava o veículo. De janeiro a setembro, 1.337 veículos foram roubados no Estado. Houve alta de 6%. Mais da metade dos casos se deu em Fortaleza. Na capital, são mais de 1 milhão de veículos circulando. Em todo o Ceará, a quantidade chega a 2.810 milhões.

Fortaleza já possui 20 cruzamentos fiscalizados por câmeras de videomonitoramento. A fiscalização por videomonitoramento teve início no dia 13 de março, com quatro cruzamentos, e, de forma gradativa, novos pontos passaram a ser fiscalizados após a instalação de sinalização nos locais. Posteriormente, outros 21 cruzamentos serão fiscalizados em Fortaleza, completando os 41 previstos. As câmeras já estão instaladas, mas ainda falta concluir a sinalização nestes pontos.