Ceará, Cidades

Vereador de Fortaleza aciona Defesa Civil para cobrar soluções de drenagem e limpeza de bueiros

O parlamentar e Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), realizou pessoalmente um levantamento. Fortaleza tem o menor percentual de bueiros das grandes cidades, de acordo com o IBGE.

Fortaleza é a cidade com mais de 1 milhão de habitantes com o menor percentual de bueiros e bocas de lobo no país, segundo estudo divulgado nesta sexta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O estudo foi realizado em 96,9% dos domicílios com o objetivo de conhecer a infraestrutura urbana brasileira.

De acordo com o IBGE, os bueiros em Fortaleza estão presentes em cerca de 16,5% do entorno dos domicílios. Rio de Janeiro (com 84,6%) e Curitiba (84,3%) possuem os melhores percentuais. O estudo considerou 15 municípios com mais de 1 milhão de habitantes no país.

Ontem, (22), o vereador de Fortaleza e Presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), acionou Defesa Civil para pedir soluções para problemas de drenagem e limpeza de bueiros em locais públicos. Fortaleza tem o menor percentual de bueiros das grandes cidades, de acordo com o IBGE. Dados do instituto se referem a características do entorno dos domicílios. Fortaleza também tem o segundo maior percentual de acúmulo de lixo.

O vereador realizou pessoalmente um levantamento de todas as demandas durante visita às ruas do bairro Parque Santa Rosa, na capital. No mesmo dia, o parlamentar foi até a Secretária de Conservação e Serviços Públicos para assegurar as demandas de algumas comunidades. A Defesa Civil acompanhou a situação do canal que corta a Av. Contorno Oeste, Rua Coração de Maria, Rua Brumado, Rua Largo do Tanque, Rua Setembrina e Av. Cônego de Castro. De acordo com o vereador, a limpeza vai desobstruir a passagem da água e reduzir os impactos das próximas chuvas em ruas do Parque Santa Rosa e Conjunto Esperança.