Saúde

Vereador cria projeto que incentiva a prevenção de malformações congênitas em crianças

Plácido Filho (PSDB) apresentou projeto que incentiva a inclusão de ácido fólico em pães e previne a malformação de bebês. Por trás do simples pãozinho com café pode estar a prevenção para diversas doenças.

O vereador de Fortaleza, Plácido Filho (PSDB), apresentou o Projeto de Indicação nº 123/2019, que tem o objetivo de incentivar a prevenção de malformações congênitas e outras possíveis complicações em crianças. A medida determina a inclusão de ácido fólico na fabricação de pães, que ao ser ingerido pela gestante, combate a carência da substância e diminui os riscos de saúde na formação do bebê.

“O ácido fólico é um nutriente essencial para a vida da célula, e a sua deficiência pode levar ao desenvolvimento de doenças de gravidade variável. Como o pão é um alimento de fácil acesso e consumido pela maioria da população, seria uma forma simples e eficaz de evitar problemas com as crianças”, esclarece o vereador Plácido.

Ele afirma, ainda, que a anemia causada pela insuficiência de ácido fólico é frequente em gestantes, principalmente devido ao aumento das necessidades nutricionais em decorrência do crescimento do feto e dos tecidos corporais. Com isso, os médicos orientam que as mulheres possam ingerir o ácido por, pelo menos, três meses ininterruptos, antes e depois de engravidar.

O projeto sugere, também, que sejam oferecidos benefícios do município para as empresas que usarem o ácido fólico como ingrediente na fabricação de pães. A matéria está em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza, sendo analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa.

Em caso de aprovação, o texto deve passar por outras discussões até ser votado no plenário do órgão.