Ceará

Vereador comemora diminuição dos casos de Dengue em Fortaleza

Autor da lei que institui o Dia Municipal de Combate à Dengue, vereador Plácido Filho (PSDB) comemora resultado.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado no último dia 11, os casos de dengue no Brasil chegaram a 1.439.471 entre 30 de dezembro de 2018 e 24 de agosto de 2019. O intervalo entre 30 de dezembro de 2017 e 24 de agosto de 2018 mostrou quantitativo inferior: 205.791 notificações da pasta. No Nordeste, a Bahia lidera, atualmente, o número de detecções de dengue – são 58.956 casos. O Ceará aparece com 14.763 constatações. 

Números atuais da Secretaria Municipal de Saúde (MSM) apontam que a Capital vai na contramão do cenário nacional apresentado pelo órgão: em Fortaleza, foram detectados menos de 2.600 casos. A verificação anterior da SMS revelou pouco mais de 2 mil casos entre 1º de janeiro e 16 de março de 2019. Com trajetória de luta em prol da saúde, Plácido Filho (PSDB) incorpora em suas demandas a batalha contra o Aedes aegypti, vetor da doença

Uma das iniciativas do vereador quando ainda estava em seu primeiro mandato, o Dia Municipal de Combate à Dengue é uma das medidas legislativas surgidas a partir de uma concepção preventiva. “Vivemos uma era em que as pessoas estão mostrando que mais vale prevenir os problemas. A prova disso é a preocupação com atividades físicas e alimentação, por exemplo. Partindo dessa análise, uma data que seja símbolo de mobilização que vá além das ações semanais e sazonais que a Prefeitura realiza, muito bem inclusive, é uma ferramenta de propulsão à conscientização da gravidade da dengue.”