Política

Vereador apresenta projeto que incentiva exposições de arte por artistas com Síndrome de Down

C45B1244 63D3 40D7 8AAF DF1A746CCD7E

O texto da matéria, de autoria do Vereador de Fortaleza Plácido Filho (PSDB), determina ainda, que a Câmara Municipal deve ceder um espaço na instituição para que o evento seja realizado.

O vereador de Fortaleza, Plácido Filho (PSDB), apresentou o Projeto de Resolução nº 0009/2019, que tem como objetivo incentivar a criação de exposições de arte produzidas por artista com Síndrome de Down. O texto da matéria determina, ainda, que a Câmara Municipal deve ceder um espaço na instituição para que o evento seja realizado.

Segundo o parlamentar, a proposta nasceu após a convivência com grupos formados por pessoas com Síndrome de Down, em Fortaleza. “A cada encontro, eu me surpreendia com a capacidade deles para o mundo das artes. Tem pintor, dançarino, músico e diversas outras habilidades. A população precisa entender que a Síndrome de Down não é uma doença. A competência e o amor deles precisam ser inseridos na sociedade”, afirma o vereador Plácido. Em março deste ano, Plácido também promoveu a sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, na Câmara Municipal de Fortaleza.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil. Com iniciativas de inclusão, como a do projeto de autoria do vereador Plácido Filho, aumentam as possibilidades de desenvolvimento da pessoa com a síndrome.

A matéria continua tramitando no legislativo municipal, onde aguarda o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa.