Ceará

URGENTE / Cirurgias de transplantes são suspensas no Ceará por falta de medicamentos

Por falta de materiais cirúrgicos, insumos e medicamentos, Sindicato dos Médicos e Cremec denunciam que alguns órgãos não chegam nem a ser captados. De acordo com profissionais de saúde, a falta de materiais é sistemática.

Profissionais da saúde do Ceará, denunciam a falta de insumos médico-hospitalares que tem resultado na “inutilização” de órgãos que seriam transplantados. Relato de profissional do Hospital de Messejana dá conta de que muitos órgãos não chegam a ser captados pela falta de material cirúrgico.

De acordo com o Sindicato dos Médicos e o Conselho Regional de Medicina (Cremec), a crise na saúde se agrava e resulta, inclusive, na morte de pacientes em situações que poderiam ser evitadas.

De acordo com o profissional, que preferiu não ser identificado, algumas cirurgias têm sido realizadas, inclusive, sem os equipamentos específicos para procedimentos cardiovasculares. Profissional da área da saúde do Hospital de Messejana relatou que muitos órgãos não chegam nem a serem retirados do doador. “O sistema de captação só é deflagrado quando o checklist é feito, com a confirmação dos equipamentos necessários para qualquer cirurgia cardíaca”, ressalta. Na unidade, ele cita, “faltam compressa, fio de aço cirúrgico, marca-passo, eletrodos de marca-passo, liga clipe para impedir o sangramento dos vasos”, afirmou o médico.

Amanda Barros / Jornalista