Ceará, Direito&Justiça

Uma revolução no Ensino Jurídico

Nova gestão ESA-Ceará vem revolucionando o ensino jurídico no Estado. Com um espírito empreendedor e dinâmico, o advogado e presidente da Escola, Andrei Aguiar, trouxe novas premissas para a gestão da instituição.

Com o objetivo de interiorizar as atividades, a ESA Ceará criou a Presidência da ESA nas subseccionais, fincando assim a bandeira da Escola em todas as regiões do Estado, já caminhando com mais de 5 mil alunos atendidos através de cursos e palestras em 2019.

Buscando a unificação do diálogo com a advocacia cearense, a Escola, juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), criou e promoveu o “I Colégio de Presidentes da ESACE e CAACE” e o “I CAACE e ESACE Itinerante”, onde a diretoria das duas instituições percorreram as 16 sebsecções do Estado, ouvindo as demandas da advocacia local, além de ofertar cursos e serviços.

Ao longo do primeiro ano de trabalho a Escola Superior de Advocacia do Ceará realizou a reformulação da grade dos cursos ofertados, como o “Preparatório para o exercício da advocacia”, que a passou a ter um novo formato, mais prático, com novos professores, tendo sempre uma aula magna na abertura, com um palestrante de grande nome do mundo do direito, sempre voltado ao apoio ao jovem advogado que está ingressando na carreira.

A instituição criou ainda novas coordenações e núcleos de estudos, além de cursos preparatórios para as seleções de mestrado, contando com alto percentual de aprovação; ofertou dois cursos de pós-graduação a distância, em parceria com a ESA Nacional e Universidade Candido Mendes (RJ), entre outros.

Com o olhar voltado para o auxílio na profissionalização da classe, principalmente aos jovens advogados, a ESA Ceará, em parceria com a CAACE, firmou convênio com a Selem Bertozzi Consultores & Associados para ofertar o Jonh (Sistema de Consultoria em Gestão de Escritório, por meio de Inteligência Artificial), para os jovens advogados, com até 5 anos de inscrição.

E não para por aí. Além de tudo isso, a ESA Ceará vem tendo uma participação mais expressiva na realização de seminários e congressos, tendo criado o “Encontro ESA”, evento que passou a ser palco de grandes discussões nacionais com repercussões jurídicas e sociais, sendo incluído no calendário anual do Ceará.

Os números mostram essa transformação e resultado positivo: foram realizados 214 cursos/palestras, tendo atendido a 11.581 alunos.

Para 2020, a Escola já vem trabalhando o cronograma para a realização dos cursos regulares de extensão para os advogados e advogadas da Capital e Interior do Ceará, além da realização de grandes eventos.

O presidente da ESACE, Andrei Aguiar, ressalta as ações realizadas ao longo do ano e as perspectivas para 2020. “2019 foi um ano de muitas conquistas para a advocacia cearense, onde pudemos estreitar o diálogo com a classe, em busca de realizar cursos, palestras e grandes eventos de interesse de todos. Iremos continuar o árduo trabalho de garantir a interiorização dos serviços, o apoio aos jovens advogados e uma melhor qualificação aos advogados e advogadas do nosso Estado”.

Por tudo isso, após esse primeiro ano de gestão, a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESACE) vem ganhando uma nova dimensão, sendo reconhecida pela classe e firmando o seu papel quanto instituição que preza pelo aprimoramento profissional e aproximação com a classe jurídica.