Brasil

Temer: “Acabou a recessão! Isso é resultado das medidas que estamos tomando. O Brasil voltou a crescer”, disse.

Apesar das comemorações de Temer e Henrique Meirelles com fim de resultados no vermelho, analistas ponderam que situação ainda é preocupante.

Logo após a divulgação dos resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2017, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Temer escreveu em sua conta no Twitter que “acabou a recessão“. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em nota, classificou o dia como “histórico“. “Depois de dois anos, o Brasil saiu da pior recessão do século”, afirmou.

O Brasil entrou na chamada recessão técnica no segundo trimestre de 2015, quando acumulou dois trimestres consecutivos  de queda do PIB. Economistas explicam, porém, que o acúmulo de dois trimestres de contração não é a única premissa utilizada para identificar uma recessão econômica – e tampouco o seu fim. “É preciso olhar os indicadores como um todo, para ver se a economia está saudável e reagindo”, afirma a economista Alessandra Ribeiro, sócia da Tendências Consultoria Integrada.