Cidades

‘Taxa do Lixo’: Oposição questiona cobrança na justiça após votar isenções

As isenções à Taxa do Lixo, encaminhadas à Câmara Municipal pelo prefeito José Sarto (PDT), foram aprovadas pelos vereadores, nesta quarta-feira.

AD8F4454 3D57 4D83 97AB 8DF89F1587F2
(Foto: Thais Mesquita)

As isenções à Taxa do Lixo, encaminhadas à Câmara Municipal de Fortaleza pelo prefeito José Sarto (PDT), foram aprovadas pelos vereadores, nesta quarta-feira. Foram 39 votos favoráveis e nenhum contrário. A cobrança da taxa já foi aprovada em dezembro, por 20 votos a favor e 18 contrários.

A oposição encabeçada pelos vereadores Larissa Gaspar (PT), Guilherme Sampaio (PT) e Léo Couto (PDT), se retirou em protesto, na época, contra a cobrança da taxa, naquela oportunidade. Os vereadores também criticam a rapidez na tramitação da mensagem, que chegou à Câmara de Fortaleza. Já a Prefeitura de Fortaleza alega que está cobrando a taxa do lixo de Fortaleza para atender a uma exigência do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

“Continuamos fazendo de tudo para derrubar essa taxa. É isso que a população quer. Como a lei foi publicada, agora procuramos algum instrumento jurídico para tentar derrubá-la na justiça. Estamos aguardando a convocação da sessão extraordinária para dar continuidade ao debate. Esperamos conseguir”, comentou Larissa Gaspar.