Ceará

Editorial / Tasso enfrenta o seu maior desgaste político em 31 anos de vida pública

Não tem rodinha, não tem conversa reservada, a turma fala é abertamente da decepção e indignação com o senador cearense.

Depois de suas dezenas contradições, Tasso Jereissati (PSDB-CE) enfrenta o seu maior desgaste político, desde os últimos 31 anos de vida pública. O ex-governador queimou a largada na disputa ao Governo do Estado do Ceará e o discurso de moralidade ao ajudar a salvar Aécio Neves (PSDB-MG), investigado por corrupção. Chegou até a contratar uma empresa que lhe repassa o movimento da opinião pública.

Quem diria Tasso, Eunicio e Capitão Wagner, juntos no mesmo palanque? E foi assim que ocorreu nas eleições municipais do ano passado 2016. As seguidas denúncias de corrupção levantadas pela Operação Lava-Jato contra o senador Eunício Oliveira, eram incompatíveis com a história e o discurso ético do senador Tasso Jereissati, se chocando com o imaginário político construído pelo fortalezense em relação a retidão e a coerência política de Tasso.

De fato, a confirmação dessa inusitada aliança contradiz a história política do senador. O que causa espécie aos potenciais eleitores do senador Tasso Jereissati é o fato dele se unir exatamente com aqueles que, no passado, ele classificou de “corja de criminosos desqualificados”. Será que o senador não percebeu que estava ali, naquela sublevação militar, que teve o seu ápice em julho de 1997, a gênese desse projeto corporativista que hoje ele apoia
e que é capitaneado pelo Capitão Wagner? Sem citar a possível aliança com o governador petista Camilo Santana (PT).

Após diversas contradições na vida pública, Tasso agora é encurralado pela opinião pública após levantar por anos a bandeira da moralidade na política e votar contra o afastamento definitivo de Aécio, tentando justificar o injustificável, afirmando que o Senado Federal não “absolveu” Aécio e tucano ainda será investigado no STF. “Meu voto foi no sentido de que todo cidadão tenha o direito de se defender”, rebateu Jereissati. Em especial os cearenses, não andam nada satisfeitos com a postura do tucano.

Os seus eleitores continuam confusos, sem entender a real motivação que o levou a romper com a sua conhecida coerência política e ter optado por alianças que contradizem a sua biografia como político e cidadão. Qual será o final de Jereissati?