Só em 2023, foram 6 empréstimos totalizando mais de R$ 2 bilhões de reais. Em 2021 foi 1 e agora, em 2024, existe mais esse que tramita aguardando autorização dos vereadores.
O valor milionário do empréstimo solicitado por José Sarto (PDT) à Prefeitura de Fortaleza deverá ser investido em obras de infraestrutura. Somente na gestão Sarto, já foram contratados cerca de 8 empréstimos. Só em 2023, foram 6 empréstimos totalizando mais de R$ 2 bilhões de reais. Em 2021 foi 1 e agora, em 2024, existe mais esse que tramita aguardando liberação dos vereadores da Câmara.
O prefeito de Fortaleza vem alegando publicamente uma sequência de justificativas para realização desses empréstimos, uma delas, é a dificuldade do relacionamento com o governador Elmano de Freitas (PT) que segundo Sarto, tem atrapalhado sua gestão segurando e bloqueando recursos públicos para obras em Fortaleza, durante seu mandato. Vereadores de oposição criticaram o novo pedido de empréstimo.
Para o vereador Júlio Brizzi (PT), “os empréstimos estariam sendo feitos de forma irresponsável, aumentando o endividamento do município”. Já a vereadora Ana Paula (PSB), criticou a quantidade de empréstimo feito em tão pouco tempo, comparando as duas gestões do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT); “A maioria desses projetos foram aprovados aqui de uma forma tão célere que é quase injustificável”, afirmou.