Política

Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos Deputados

Filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia, Rodrigo Maia é presidente da Câmara desde julho de 2016 e foi reeleito para o terceiro mandato, até fevereiro de 2021.

Apesar de a vitória de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Câmara e de Davi Alcolumbre (DEM-AP) na presidência do Senado serem consideradas vitórias para o governo, a equipe sabe que precisa de uma articulação mais eficiente para garantir as reformas.

Aliados de Rodrigo Maia já pensam em estratégias para aumentar seu poder de barganha com o governo e tentam esvaziar o poder do deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), escolhido por Bolsonaro para ser líder na Câmara. “Após vitória, governo busca ampliar apoio a reformas.

Rodrigo Maia, relativizou diferenças com o Executivo, e explicou que a reforma da Previdência não pode dar errado sob pena de haver uma ruptura definitiva da política. Para o político estrategista, debater temas como o projeto Escola sem Partido – ou seja, a paute de costumes do novo governo – poderá criar “um ambiente de guerra” no plenário, inviabilizando discussões que são mais urgentes.