Negócios, Ceará

Retrospectiva: inovação, pioneirismo e criatividade marcam 2019 no Sistema Fecomércio

Ao longo do ano, o Sistema Fecomércio promoveu uma série de encontros com o objetivo de gerar oportunidades e ainda mais conhecimento para os profissionais do setor de bens, serviços e turismo.

406A1F24 7C8E 4A0D 822A DF08BFFB0452

Ao longo de 2019, foram muitos encontros promovidos como forma de gerar oportunidades, sempre tendo como ponto de partida aspectos como renovação, criatividade e o que pode ser feito para se destacar e, principalmente, atualizar-se ainda mais. Cumprindo seu papel de representatividade do setor do comércio de bens, serviços e turismo, o Sistema Fecomércio ofereceu aos empresários possibilidades para expandirem seus negócios e potencialidades. Vamos (re)lembrar?

Em março, a Fecomércio instalou a Câmara de Desenvolvimento e Inovação do Comércio. Desde maio, os empresários passaram a contar com as facilidades oferecidas pelo convênio firmado entre a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e BNB. Já em julho, houve a primeira missão Brasil e Argentina, que estreitou as possibilidades comerciais entre os dois países.

A Fecomércio sediou também momentos importantes, como 35º Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais e a primeira edição da Ordem do Mérito, que homenageou empresários com atuação marcante no setor. Além disso, também foi anfitriã de um marco inédito no Brasil. Trata-se de uma ação conjunta entre as instituições que compõem o Sistema S, para apresentar resultados coletivos na área econômica e social a deputados federais cearenses. 

O ano de 2019 também foi marcado pelo pioneirismo. Nesse sentido, em parceria com a Universidade de Fortaleza e o Visite Ceará, houve a apresentação do resultado da primeira pesquisa de impacto econômico do turismo de eventos, realizado em Fortaleza. O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) comandou essa ação. 

E, com o pensamento sempre à frente, a Fecomércio lançou o Inovacom, primeiro HUB de inovação do comércio do Estado. A ideia é trair empresários, lideranças estratégicas no setor e formar um ambiente de estímulo à modernização dos serviços e das empresas cearenses. O Inovacom deve promover ainda encontros entre lideranças locais e consultores em palestras sobre Economia Criativa, Design, Coworks, Cidades Inteligentes, Financiamento de Startups, Profissões do Futuro e Mercado de Trabalho.