Política

PT diz que acionará TSE por suposto abuso de poder de Bolsonaro no 7 de Setembro

Segundo integrantes do PT, o chefe do Poder Executivo utilizou a estrutura governamental para promover ações do governo federal, como a TV Brasil.

BDD0666F 7BDF 4397 AC71 6DA6322BF085
(Foto: Adriano Machado)

Segundo integrantes do PT, o chefe do Poder Executivo utilizou a estrutura governamental para promover ações do governo federal, como a TV Brasil. Ainda segundo o PT, houve desvirtuamento do caráter cívico dos desfiles de 7 de Setembro ao promover bandeiras da área de costumes do atual governo, como o projeto de educação domiciliar – homeschooling.

Atualmente, já há uma ação no TSE impetrada pelo PDT que questiona também abuso de poder político após o presidente utilizar a estrutura governamental para convocar apoiadores a participar das manifestações de hoje. Já Simone Tebet, candidata do MDB à Presidência, criticou o discurso de Bolsonaro (PL), o qual chamou de “machista”.

A emedebista classificou a fala do mandatário do país como “vergonhosa e patética”. “No Dia da Independência do Brasil, o presidente mostra desprezo pelas mulheres e sua masculinidade tóxica infantil”, disse, referindo-se ao momento que o chefe do Executivo puxa um coro de “imbrochável”, após beijar a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Tebet criticou as falas em que o presidente fez comparações entre a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a esposa do ex-presidente Lula, Rosângela Silva, conhecida como Janja. Bolsonaro enfrenta rejeição do eleitorado feminino e conta com a participação de Michelle na campanha, já que a primeira-dama é muito forte entre o público evangélico, para reverter esse quadro.