Projeto de autoria da deputada estadual Aderlania Noronha (SD), visa capacitar agentes para que identifiquem, acolham e encaminhem aos serviços competentes mulheres em situação de violência doméstica no Estado do Ceará.
A violência contra a mulher no Ceará assusta e preocupa. Um dos instrumentos que podem minimizar essa situação tomou forma por meio do projeto de lei, de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), que visa sistematizar a atuação dos agentes comunitários de saúde com a rede de atenção e proteção social às mulheres vítimas de violência doméstica no Ceará.
“O programa visa capacitar os agentes comunitários de saúde para que identifiquem, acolham e encaminhem aos serviços competentes mulheres em situação de violência doméstica no Estado do Ceará”, informa a parlamentar.
Para a deputada Aderlânia, o enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é uma importante demanda no que diz respeito a condições mais dignas e justas para as mulheres, devendo possuir o direito de não sofrer agressões no espaço público ou privado, a ser respeitada em suas especificidades e ainda ter a garantia de acesso aos serviços da rede de enfrentamento à violência, quando passar por situação em que sofreu algum tipo de agressão, seja ela física, moral, psicológica ou verbal.