Ceará

Preso de facção era ‘dono da cadeia’ e corrompia servidores públicos no Ceará

Cláudio Aritana, 39 anos, construiu fortuna dentro do sistema penitenciário, comercializa drogas e celulares, além de comandar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou cerca de R$ 4 milhões de reais, fora do presídio.

O MP-CE e a Policia Civil do Ceará desmontaram um grandiosos império e esquema de venda de drogas, celulares e lavagem de dinheiro comandado por facção criminosa de dentro de presídios do Ceará. De acordo com os órgãos, dezenas de “laranjas” participavam da ação criminosa, incluindo Agentes Penitenciários.

Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em Fortaleza, Quixadá e São Paulo. O líder do esquema, Cláudio Aritana, comprou 10 apartamentos, 2 veículos, joias e até uma casa lotérica com o dinheiro obtido por meio da facção. A investigação aponta ainda a movimentação de R$ 4 milhões nas contas bancárias de quatro amantes (usadas como laranjas) e outras dezenas de pessoas envolvidas. Era dos presídios que ele comandava, por telefone, os estelionatos aplicados por outros criminosos.

O criminosos saiu do status de simples estelionatário, suspeito de golpes, para se tornar o “dono da cadeia”, movimentar milhões de reais, ter “empregados” e realizar megaeventos dentro de presídios, sob as vistas das autoridades.

Pasmém, tudo diante dos olhos das autoridades públicas. A pergunta é, por que somente agora?