Dificuldades com o transporte público e relatos de leptospirose foram algumas das reclamações anotadas pela equipe do Gabinete do Plácido na Rua. Ofícios foram encaminhados à Secretaria de Governo da Prefeitura de Fortaleza
O papel do Legislativo Municipal passa, sobretudo, pela melhoria de vida da população nos aspectos que são de total ingerência do Executivo Municipal. Saneamento básico e infraestrutura de ruas, calçadas e praças são alguns deles. A má prestação desses serviços, entretanto, foi alvo de críticas de moradores do bairro Acarapé no último sábado, 10. Durante o Gabinete do Plácido na Rua, a população local destacou falhas na pavimentação das vias, mau funcionamento de unidades básicas de saúde e incidência de arboviroses e leptospirose.
Isabel Gardânia é uma das moradoras do bairro que se queixaram da situação local. A dona de casa de 57 anos aponta problemas nos serviços de saúde oferecidos no posto João Elísio Holanda, único que atende toda a comunidade. Reclamação da prestação de serviços básicos à população realizou a também dona de casa Solange Gomes, de 40 anos. Ela aponta que a rua Iracema, uma das principais do bairro, apresenta problemas nas calçadas de maneira a dificultar a locomoção dos transeuntes.
Plácido Filho (PSDB) argumenta que as problemáticas constatadas na comunidade do Aracapé, posicionada no limite entre Fortaleza e sua Região Metropolitana são, de maneira geral, semelhantes às vistas em outros bairros fortalezenses em situação de vulnerabilidade. “Doenças diretamente relacionadas ao acúmulo de lixo, ausência de frota de transporte público que atenda às necessidades reais dos moradores e falta de drenagem estão em constante pauta quando visitamos as comunidades durante o Gabinete do Plácido na Rua.”
O parlamentar acrescenta que as visitas que seu gabinete realiza são preponderantes para a melhoria das condições de vida dos moradores. O vereador reitera que os encaminhamentos de ofícios às respectivas secretarias, estratégia adotada logo após as edições do Gabinete do Plácido na Rua, têm gerado benefícios diretos para os bairros, a exemplo da requalificação de ponte e drenagem na Granja Portugal, reforma de galeria fluvial no Conjunto Esperança III e conserto de chafariz localizado no Campo do América. As demandas da edição de sábado foram encaminhadas à Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).