Política

Políticos e autoridades usam às redes para parabenizar ex-governador Camilo Santana

Petistas, pedetista, tucanos e até emedebistas, celebraram o aniversário do líder petista no Estado: ”Conduziu o combate à pandemia com maestria e humanidade”, escreveram.

E538BC02 9329 410C A264 BC1DC3DDD150
(Foto: Tiago Stille)

Apesar de discordâncias entre lideranças do PT, PDT e MDB, sobretudo no âmbito nacional, o ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal, Camilo Santana, mantém boas relações com membros de diversas siglas partidárias. Dentre as figuras públicas que já se manifestaram parabenizando o ex-gestor, estão os irmãos Ciro e Cid Gomes (PDT), a recém-empossada governadora Izolda Cela (PDT), o deputado federal José Guimarães (PT), o prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT), o vereador e presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio, e o ex-prefeito da Capital Roberto Cláudio (PDT).

A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, também fez questão de homenagear o marido com um vídeo, retratando diversos momentos importantes da vida dos dois. “Parabéns para o grande amor da minha vida. Te amamos”, hoje e sempre”, disse ela via Instagram ao lado dos filhos.

Camilo começou sua vida, lá no Crato, no Cariri cearense, conhecido por muitos como o “Oásis do Sertão”. Foi nesta terra e talvez por causa dela, que o filho de Eudoro e Ermengarda Santana, começou sua trajetória que o levou a cursar Agronomia na Universidade Federal do Ceará (UFC). A escolha tomou muitos desdobramentos em sua vida, desde o mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente até a superintendência adjunta do Ibama.

Foi na Universidade, inclusive, que o gestor demonstrou sua aptidão e interesse na política, construindo o movimento estudantil ao lado de colegas. Missão que Camilo levou a sério, ocupando os cargos de presidente do Centro Acadêmico e de diretor do Diretório Central de Estudantes (DCE). Daí pra frente, o cratense participou de eleições, ocupou cargo na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, onde deu vida a projetos que olhavam para as condições de vida dos agricultores. As raízes sempre presentes.