Ceará

Política / Em nota, General nega desconforto entre Tasso Jereissati

Theóphilo confirma saída do PSDB-CE e reafirma sua admiração à Tasso na qual diz admirá-lo.

Em matéria publicada na última terça-feira (20) a Revista Ceará revelou a reaproximação definitiva do senador recém-eleito Cid Gomes (PDT) entre o atual senador tucano e ex-governador do Ceará Tasso Jereissati (PSDB). Desde que romperam em 2010 uma aliança que havia durado por mais de duas décadas aqui no Ceará, Cid e Tasso não sentavam na mesma mesa em torno de um possível projeto de poder político comum.

Tudo mudou, logo após as eleições desse ano que elegeu deputados, senadores, governadores e presidente de república. Semanas atrás ambos reuniram-se para discutir sucessão a presidência do Senado Federal com a derrota e saída de Eunicio Oliveira (MDB), também cearense. Se comenta até que ontem, (21) os dois tornaram a se reunir em um jantar oferecido no apartamento funcional do Senador Randolfe Rodrigues (Rede) para discutir a consolidação do nome de Tasso a presidência do Senado.

Um mês depois da terceira derrota de Ciro Gomes nas urnas na eleição presidencial, o PDT reforça a ideia de afastamento definitivo da esquerda, busca integração com outros partidos e retoma o diálogo inclusive com antigos desafetos do PSDB, no caso, Tasso Jereissati. Na ocasião, a Revista Ceará revelou que com a reaproximação de Cid, Ciro e Tasso, houve alguns desentendimentos dentro da sigla partidária tucana no Ceará, incluindo o presidente Francini Guedes, que pediu sua saída do comando do partido, e o candidato derrotado ao Governo do Ceará por Ciro, Cid e Camilo Santana (PT) com mais de 70% dos votos, General Theóphilo.

Segundo informou fontes à Revista Ceará, General Theóphilo chegou a rasgar sua ficha de filiação durante reunião do partido que contou com a ausência de Tasso, o que foi negado pelo candidato derrotado. Em nota encaminhada por sua assessoria à Revista Ceará, Theóphilo nega qualquer estranhamento com Tasso.

Leia a nota:

Em relação a matéria “Ceará – Tasso sinaliza apoio à Ciro em 2022 em troca de apoio à presidência do Senado”, publicada hoje na Revista Ceará tratando de recente reunião do diretório estadual do PSDB venho esclarecer o que segue:

1 – A reunião foi convocada pelo Presidente Estadual Francini Guedes, para tratar de temas relacionados ao PSDB, em especial para uma avaliação das últimas eleições e do cenário político nacional.

2 – Lamentavelmente, a Revista foi induzida ao erro, pois em momento algum proferi as falas a mim atribuídas, jamais utilizei a expressão “patifaria” e muito menos coloquei em questão a seriedade de quem quer que seja.

3 – Naquela oportunidade, aproveitei para comunicar minha desfiliação do PSDB, motivado única e exclusivamente por ter decidido me dedicar a outros projetos pessoais. Decisão essa que havia comunicado horas antes ao senador Tasso Jereissati, durante encontro em seu escritório.

4 – Finalmente gostaria de publicamente reafirmar os meus sinceros agradecimentos a todos os companheiros tucanos, em especial ao Senador Tasso Jereissati, homem público a quem sempre admirei e ao lado de quem tive a honrar de participar da última campanha eleitoral.

General Guilherme Theophilo

ESCLARECIMENTO 2 –

Quem conhece o homem, o ser humano, o empresário, o político Tasso Jereissati, jamais acreditará que Tasso seja capaz de negociar apoios. Basta olhar a sua história da vida. Quando governador do Ceará, um governos complicados e difíceis, ele nunca usou desse expediente. O seu secretariado foi todo técnico e escolhido por ele. A gestão do Tasso é marcada nessa linha.

Quanto à disputa pela presidência do Senado e o apoio que o senador Tasso vem recebendo de vários partidos, a sua liderança, a sua credibilidade nacional, o credencia cada vez mais a conversar com todos aqueles que estão imbuídos de buscar o melhor para o país”.

Luiz Pontes