Ceará

PF cumpre operação contra corrupção na Arena Castelão; Ciro e Cid Gomes são alvos

Na decisão de 92 páginas em que autoriza a Polícia Federal a cumprir mandados de busca contra Ciro Gomes e o irmão dele, senador Cid, o juiz Danilo Dias, registra como funcionava o pagamento de propina.

967429E7 3B0A 47BE BD48 BCDDCEB6BD55
(Foto: Denis Santana)

A Polícia Federal cumpre operação onde apura fraudes e corrupção em obras no estádio Arena Castelão, em Fortaleza. De acordo com a PF, as obras foram realizadas entre 2010 e 2013, e cerca de R$ 11 milhões teriam sido pagos em propinas, diretamente em dinheiro ou disfarçadas de doações eleitorais. São cumpridos mandados de busca e apreensão em três cidades cearenses, Fortaleza/CE, Meruoca/CE, Juazeiro do Norte/CE.

Na decisão de 92 páginas em que autoriza a Polícia Federal a cumprir mandados de busca contra Ciro Gomes e o irmão dele, senador Cid Gomes, por envolvimento no esquema de corrupção no Ceará, o juiz Danilo Dias, registra como funcionava o pagamento de propina para o presidenciável do PDT, segundo a Polícia Federal.

“Os empresários (da Galvão Engenharia) realizaram/promoveram pagamentos sistemáticos de propinas, muitas vezes disfarçadas de doações eleitorais”, diz o despacho na qual a Revista Ceará, obteve com exclusividade.

As buscas têm como objetivo apreender mídias digitais, aparelhos celulares e documentos.