A queda foi progressiva ao longo de todo mês de setembro e permanece em outubro. A Secretaria da Saúde informou que, pela primeira vez, a média de mortalidade tende a zero.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, nesse exato momento, a curva epidêmica de casos de Covid se encontra em um platô, devido à contínua redução dos casos diários que se mantém desde maio.
Isso significa que a cada 100 testes realizados na rede pública durante o período analisado, somente pouco mais de 2 apresentaram resultado positivo para a Covid-19.
Já a média móvel de óbitos dos últimos sete dias foi de menos de um óbito (0,1). Nas duas últimas quinzenas (16 de setembro a 14 de outubro), a média oscilou entre 0,1 e 1,4, com 17 dias sem registro de mortes por Covid-19 no Ceará, de acordo com a Sesa.
Segundo o balanço da Saúde, o atual cenário se assemelha com o observado em agosto de 2020, quando a unidade federativa passou por um fim de ciclo epidêmico. Além disso, a diminuição das fatalidades é potencializada pela vacinação de uma parte significativa da população. Segundo a SMS, pela primeira vez, a média de mortalidade tende a zero.