Ceará

Parque do Cocó: Governo do Estado adquiriu em 2022 o ‘FireBull’ para combater grandes incêndios

Após catastrófico incêndio no Parque Ecológico do Cocó, profissionais da área passaram a questionar o uso da tecnologia para conter grande incêndios na Capital.

IMG 0740

Ainda no ano de 2022, o Governo do Ceará na gestão da ex-governadora Izolda Cela (Sem partido), foi o primeiro governo do mundo, a receber o novo equipamento. O equipamento de combate a incêndio do mundo para túneis, shopping, tanque de combustível e florestas chegou ao Ceará, adquirido com recursos do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), coordenado pela SECITECE.

O equipamento de ataque principal sobre esteiras com turbina, conhecida como Firebull, tem tecnologia inovadora de ventilação com nebulização de água ou espuma, garantindo maior absorção de calor, controle do fogo mais rápido e redução do uso de água. Enquanto um equipamento tradicional demora cerca de 65 segundos para controlar o fogo, o Firebull Aircore precisa de apenas 25 segundos para o mesmo processo. O Firebull, por exemplo, vai nos terrenos mais desafiadores, que têm água e precisam ser atravessados.

Lançamento da empresa alemã Magirus, o Firebull Aircore foi adquirido pelo Governo do Ceará, fazendo com que o Estado seja o primeiro lugar em todo o mundo a receber o novo equipamento. Com investimento realizado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a ferramenta é uma inovação tecnológica que será utilizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para o uso em locais de difícil acesso, tais como túneis, shoppings, tanques combustíveis e florestas.O novo investimento do Governo do Ceará é o único a realizar três operações em uma só máquina: ventilação por pressão positiva, resfriamento e extinção do fogo. Além disso, outra vantagem da Firebull Aircore é a possibilidade do uso de água do mar como agente extintor, uma vez que a bomba da viatura é fabricada em bronze e aço inoxidável.