Brasil

Pandemia: Nova Cepa se espalha em 10 Estados e cientistas já falam em 3ª onda

Avanço da variante P1 pelo país é preocupante, pois, segundo cientistas, ela demonstra ser mais transmissível e letal. Essa mutação do vírus já atinge pelo menos Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina.

Ou seja, a linhagem P1 (variante do coronavírus mais letal) está produzindo em número significativo infecções autóctones, que ocorrem sem “importação” do Amazonas ou Reino Unido em território brasileiro.

O Ministério da Saúde informou que, além de Amazonas e São Paulo, essa mutação do vírus já atinge pelo menos Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina. E, segundo autoridades de saúde locais, há registros na Bahia e houve um episódio autóctone registrado no Rio Grande do Sul.

O avanço da variante letal pelo país é preocupante, pois, segundo cientistas, ela demonstra ser mais transmissível. O principal freio seria a vacinação em massa. Mas a campanha nacional de imunização sofre com a escassez de vacinas. A própria eficácia dos imunizantes é outra incógnita. Não há estudos que indiquem o grau de proteção da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca contra essa cepa.