Ceará, Cidades

Operação mira quadrilha de ‘cartãozeiros’ e cumpre 51 mandados no Ceará

Agentes prenderam maquinetas de cartão de crédito, computadores e vários cartões com chips. 98 policiais cumprem 51 mandados judiciais, sendo 16 de prisão preventiva e 35 de busca e apreensão em Fortaleza e Itapipoca.

54664091 5FAD 47F7 90B2 BCE34C07E7CF
(Foto: Policia Civil)

Segundo informações colhidas por nossa equipe, uma quadrilha de estelionatários, mais conhecidos como “cartãozeiros”. especialista em falsificação de documentos, solicitava cartões de crédito para os golpes. Agentes prenderam maquinetas de cartão de crédito, computadores e vários cartões com chips.

A Polícia Civil informou que ao todo, 98 policiais cumprem 51 mandados judiciais, sendo 16 de prisão preventiva e 35 de busca e apreensão em Fortaleza e Itapipoca, além de 186 bloqueios de contas bancárias e sequestro de 5 veículos de luxo. Casos de cartão clonado são cada dia mais comuns no Brasil. Não sem motivos: o crescimento nas atividades do e-commerce fez disparar o número de compras pela internet usando cartão de crédito e de débito, uma oportunidade e tanto para fraudadores expandirem sua atuação.

Para se ter uma ideia do problema, um levantamento feito pelo PoderData diagnosticou que 2 em cada 10 brasileiros já foram vítimas de clonagem de cartão de crédito. O termo “cartão clonado” começou a ser utilizado quando era necessário passar a tarja magnética na maquininha. Foi quando os golpistas começaram a desenvolver uma tecnologia que copiava (ou clonava) os dados do cartão no momento da compra