Ceará, Cidades

Obrigatoriedade do uso de máscara N95 começa hoje, no Ceará

De acordo com o decreto, será obrigatória para “trabalhadores que atuam na área da saúde, além de funcionários de farmácias, de supermercados e de escolas que mantenham contato direto com o público”.

E98CAF2E 740B 40C8 8964 A8127B70AC91
(Foto: Governo do Ceará)

O novo decreto baixado pelo governador Camilo Santana (PT) de combate à pandemia da Covid-19 no Ceará, publicado no último dia 15 de janeiro, trouxe a obrigatoriedade do uso de máscaras do tipo N95, PFF2 ou similares a partir desta segunda-feira (24) para “trabalhadores que atuam na área da saúde, além de funcionários de farmácias, de supermercados e de escolas que mantenham contato direto com o público”.

O equipamento é considerado por especialistas como mais adequado para proteção contra a variante Ômicron. Do outro lado, empresários afirmam que o equipamento de proteção individual (EPI) não é achado facilmente no mercado e possui um preço elevado no mercado. Até o presente momento o governador não se posicionou se facilitará a doação gratuita do equipamento aos cearenses. A máscara a PFF2 – de preferência com a tira na cabeça, é a mais segura para a proteção. Na sequência, ele elenca o item com tiras que prendem atrás da orelha, e a KN95, equivalente a PFF2, mas sem os mesmos certificados.