Com fortuna avaliada em R$ 10,42 bilhões, Mário Araripe fez fortuna graças ao desenvolvimento de plantas eólicas.
Ex-dono da Troller, o empresário cearense Mário Araripe, de 66 anos, é o homem mais rico do Ceará, segundo a revista Forbes. A fortuna avaliada em R$ 10,42 bilhões foi conquistada graças ao desenvolvimento de plantas eólicas.
Araripe é dono da Casa dos Ventos, empresa que chamou recentemente a atenção ao vender, por 2 bilhões de reais, duas usinas eólicas à companhia inglesa de energias renováveis Cubico. Embora tenha sido a maior transação da história do setor no Brasil, aquela não foi a primeira grande tacada de Araripe nesse ramo. E nem deve ser a última, ao que tudo indica.
Apesar do papel de destaque que ocupa no setor, é curioso notar que Araripe entrou nesse negócio quase por acaso. O empresário adquiriu a empresa Troller e logo após vendeu a marca cearense de veículos off-road, em 2006. A Troller foi descontinuada pela Ford em 2021. Depois de se formar no ITA, ele foi trabalhar em uma empresa da família de seu sogro, a Têxtil Bezerra de Menezes, em 1980. Saiu um ano depois para montar o próprio negócio, a construtora Colmeia, que venderia em 1994. Por essa época, o empresário adquiriu duas companhias têxteis, nas quais detém participação até hoje.
Hoje qual a sacada de Araripe? Ele e seu grupo chegam e fazem anos de medições e, só depois disso, Araripe decide onde a empresa interessada vai investir. Endesa, Renova Energia, Iberdrola Renovables, EDP e Duke Energy estão entre as gigantes que se instalaram no Brasil. Araripe, que chegou antes dessa turma toda, conseguiu dar tacadas certeiras porque investe muito dinheiro para encontrar lugares onde, de fato, venta de verdade.