Ceará

O Choro da alma / Por Davi Gois

“A alma chora estando cheia de amarguras e não consegue livrar-se delas”.

Em alguns momentos da nossa vida em que a alma está angustiada, as palavras não saem mas as lágrimas falam mais alto, você chora sem saber o porque, sem vontade, sem controle; mas simplesmente entra em um estado de nostalgia e isso lhe causa um grande mal estar emocional.
Os lugares onde você anda não lhe satisfazem mais, não se sente feliz com pessoas que você gargalhava sem parar, algumas comidas que lhe davam prazer hoje não lhe fazem falta alguma, parece que tudo está desmoronando sobre você, o mundo conspira contra a sua felicidade!
Calma, esse é apenas um momento depressivo da alma.

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, entre os sintomas, há presença de tristeza, pessimismo, baixa estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si.

Na verdade em alguns momentos do dia somos acometidos de picos depressivo, momentos onde nos distraímos emocionalmente e o diabo acha essa brecha para ativar o desânimo para nos desestabilizar, é exatamente nesse momento que devemos ocupar a nossa mente com as coisas espirituais.

Em Colossenses 3:14 nos diz: “E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição”.
O amor que a Palavra de Deus nos fala é possível somente através de Cristo, os amores terrenos são passivos de traição, são frágeis, passageiros e efêmeros, por um momento nos trazem consolo mas logo sem seguida deixa um vazio, por isso que algumas pessoas quando encerram um relacionamento se isolam e chegam ao limite de tirar a própria vida; isso acontece porque o único amor verdadeiro é Deus em nossa alma.

Tenho visto muitas pessoas entrarem em choro profundo facilmente, por não possuírem a oportunidade de conversar com alguém confiável, por não saberem falar das suas guerras emocionais e espirituais, vão guardando todos os sentimentos avassaladores e devastadores que adentram suas almas sem pedir licença, lhe enclausuram dentro dos quartos escuros, na rede social, músicas sentimentais as fazem chorar, e logo se sentem as pessoas mais desprezíveis da Terra; na verdade você está vivendo um pico de depressão que se não for cuidado poderá causar uma opressão maligna, se não for repreendida poderá causar uma possessão demoníaca ou chegar ao nível da tentativa do suicídio que é o mal desse século, mas pessoas não se suportam mais e matam a si mesmo.

Quando você conhecer alguém que não lhe suporta, que lhe odeia sem motivos, lhe trata com desdém, não lhe reconhece como um ser humano do bem, tenha calma pois você está lhe dando com um possível depressivo secreto.
São pessoas que não suportam nem a si próprio e a única alternativa que elas possuem é nos destratar até o dia em que chegarem o nível de não se suportarem mais e entrarão em crise existencial, emocional e espiritual.
Não seja assim!

A alma entrará em choro quando o amor de Deus não for tudo que ela possui, coisas materiais jamais poderão substituir a grandeza do divino amor do Eterno, as angústias causadas por adversidades terrenas , irão refletir em uma alma faminta pelas misericórdias de Deus.
É de suma importância falarmos sobre o que nos aflinge, o fato de não confiarmos em mais ninguém, não pode nos isolar Daquele que é o nosso maior amigo, Deus o Pai.
Certa vez, Jesus conversando com seus discípulos disse em Mateus 6:6 “ Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”.

O fato de entrar no aposento e fechar a porta, Jesus está mostrando o quão é importante ter momentos de intimidade com Deus.
Enquanto estava na Terra, Jesus estava sempre demonstrando aos discípulos e aos que O seguiam, que Ele sempre estava se isolando para ficar a sós com Deus, em grandes momentos de oração.
Quando Jesus descia dos montes onde Ele estava a orar, logo os milagres apareciam, surdos ouviam, mudos falavam, cegos ficam, possessos eram libertos e assim caminhava o ministério de Cristo.

Essa é a maior demonstração de poder que o Senhor Jesus nos deu, INTIMIDADE COM DEUS.
Quando possuímos essa intimidade com o Senhor, as coisas impossíveis tendem a tornarem possíveis, os problemas logo serão resolvidos, as guerras se transformam em paz e as tempestades em bonança.
Uma vida de intimidade com Deus irá enxugar dos nossos olhos toda a lágrima, pois proporcionará uma paz inatingível, inigualável e eterna.

Quando o nosso choro produz amargura é porque algo está errado em nossa comunhão com Deus, se faz necessário uma parada no pit stop da corrida da vida para analisar o que está em escassez, se é a falta do combustível espiritual da oração ou o óleo do Espirito Santo.
Lembre-se que os prazeres terrenos jamais poderão substituir o prazer de estar na Casa de Deus, de adorar a Deus, de chorar ao pés de Cristo, de bradar glórias ao Rei dos reis.

Que você tenha piedade da sua alma e esteja sempre zelando o seu bem mais precioso, a sede das emoções, o termômetro que lhe deixa equilibrado ante as decisões da vida.
Podemos falar que a alma é o bem mais precioso do que o corpo, pois o corpo é passageiro mas a alma é eterna.

Conselho Prático

Leia diariamente. Tenha objetivos. Encare as mudanças.
Admita seus erros. Não se culpe, todos possuem falhas.
Aprenda a aprimorar suas habilidades emocionais.
Tenha equilíbrio nas decisões.
Lembre-se, Deus sabe
o que é melhor na
sua vida.

 

Que Deus em Cristo vos abençoe,
Pr. Davi Goes

Instagram: @prdavigoes
Facebook: Pr Davi Goes
Twitter: @prdavigoes