Brasil

Na contramão de Camilo, governadores do Sul anunciam apoio ao pacote de reformas de Bolsonaro

O encontro aconteceu na sede do governo de Minas Gerais e reuniu 6 governadores da região Sul.

Na contramão dos governadores nordestinos, governadores de São Paulo – João Dória, Rio de Janeiro – Wilson Witzel, Minas Gerais – Romeu Zema, Santa Catarina – Carlos Moises, Rio Grande do Sul – Eduardo Leite e do Espírito Santo – Renato Casagrande, participaram de encontro na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte (MG) e declararam neste sábado, (16) apoio ao pacote de reformas do governo Bolsonaro, incluindo à Reforma da Previdência.

Na quinta, (14) o governador do Ceará, Camilo Santana do PT foi um dos governadores nordestinos a boicotar o pacote de reformas do Planalto. Governadores do Nordeste unem forças contra propostas do governo Bolsonaro. Eles pretendem dialogar com deputados e senadores para fortalecer a resistência contra políticas de retrocesso. Entre elas, a “reforma” da Previdência e mais acesso a armas.

O documento foi assinado pelos governadores do Maranhão, o anfitrião Flávio Dino (PCdoB), Piauí, Wellington Dias (PT), Ceará, Camilo Santana (PT), Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), Paraíba, João Azevedo (PSB), Sergipe, Belivaldo Chagas (PDT), Bahia, Rui Costa (PT), e pelo vice de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB).

Em bloco, os mandatários também se posicionaram contra a possibilidade de votação da PEC que prevê a desvinculação do Orçamento.

Dos nove governadores nordestinos, apenas o de Alagoas, Renan Filho (MDB), que apresenta uma posição dúbia em relação ao governo Bolsonaro, faltou ao encontro. No seu lugar, participou o vice-governador alagoano, José Luciano Barbosa.