Brasil, Saúde

Médicos relatam sofrer ‘abusos’ e ’pressão’ de Planos de Saúde

Mais da metade dos médicos também afirmou sofrer ou já ter sofrido pressão para antecipar a alta de pacientes.

4DECE9D2 7765 4B82 BDF5 6DD434ACB097

A Associação Médica Brasileira (AMB) afirma ter recebido inúmeros relatos. Segundo a entidade, metade afirmou já ter sofrido pressão dos planos de saúde para prejudicar os pacientes. Os dados mostraram que 53% dos médicos sofreram tentativas ou interferências para alterar os tratamentos que prescreveram aos pacientes.

A situação ocorre, às vezes, para 40,9% deles, e com frequência, para 12,2%. Já os abusos surgem quando os planos pagam bem menos aos médicos por uma consulta. O que tem levado muitos a desistirem de atender por convênios. Profissionais de saúde pararam de atender consultas por convênios que pagavam R$ 80 reais e passaram a utilizar o chamado “Reembolso Médico” para cobrarem aos planos de saúde o valor justo por seu trabalho.

Além disso, foi relatado por 51,8% dos médicos, dificuldades para internar pacientes, sendo que 6,7% disseram que a situação acontece com frequência. Mais da metade dos médicos também afirmou sofrer ou já ter sofrido pressão para antecipar a alta de pacientes. Desse total, 13,6% disseram que a situação é frequente.