Ceará

Mauro Albuquerque ordena fechamento de 67 presídios no interior do Estado

Medida visa evitar que ataques criminosos de facções tomem proporções maiores, confirmado em 52 municípios do Ceará.

Após trocar governo do (PT) de Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte, pelo governo do (PT) de Camilo Santana no Ceará, o Policial Civil do Distrito Federal Mauro Albuquerque, prometeu não recuar contra as facções.

Mauro Albuquerque chegou a ser anunciado pela governadora eleita, Fátima Bezerra (PT), para comandar a mesma secretaria durante sua gestão, mas optou por assumir o cargo no Ceará. A Secretaria de Administração Penitenciária é uma nova pasta criada tanto pelo governo cearense, quanto pelo do RN para integrar a área da segurança pública.

O policial é especialista no enfrentamento de crises em sistemas penitenciários. Para conter e prevenir nova onda de ataques nos municípios, ontem, (17), Mauro decidiu pelo fechamento de 67 unidades prisionais no interior para evitar que ataques criminosos de facções tomassem proporções maiores. Último levantamento mostra que 52 municípios do Ceará foram alvos dos ataques nos 9 primeiros dias do ano, e indica que presidiários comandavam os ataques de dentro das celas nas cidades.

Até esta quarta-feira, pelo menos 206 crimes como explosões de viadutos e pontes, incêndios a veículos e depredação de prédios públicos foram registrados no Estado. O número de presos ou detidos chega a 383, até às 17h desta quarta, conforme balanço da Secretaria da Segurança.