Ceará

Mandato de Pai para Filho; sobrenome ainda deve contar nesta eleição

Centenas de filhos, maridos, esposas e netos de políticos preparam-se para registrarem suas candidaturas na Justiça Eleitoral do Ceará até o dia 15 de agosto – a data limite.

4A76E9A2 9AA3 460D BB5E 74F3B8C4D93A

Centenas de filhos, maridos, esposas e netos de políticos preparam-se para registrarem suas candidaturas na Justiça Eleitoral do Ceará até o dia 15 de agosto – a data limite. São muitos os estreantes que farão parte de uma nova geração política nessas eleições. Muitos, inclusive, já iniciarão muito jovem, como é o caso do jovem empresário Matheus Noronha, 23 anos, filho do atual deputado federal e empresário Genecias Noronha (SD) e da deputado estadual Aderlania Noronha (SD) com dois mandatos.

Empresário, Genecias já foi vice-prefeito, prefeito e atualmente encontra-se em seu 2º mandato de deputado federal pelo Ceará, onde ganhou destaque nos bastidores por ser um político caracterizado independente e mais barato do Ceará que menos usa a verba de gabinete permitida para uso durante mandados. Assim como João Campos, que na época tinha 23 anos, filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em um desastre aéreo quando concorria à Presidência em 2014, Matheus Noronha vai encarar sua primeira eleição já como candidato a deputado federal.

“A política é uma atividade profissional que precisa ser desempenhada em tempo integral. Assim como em outras profissões em que a gente vê médico filho de médico, advogado filho de advogado, não é diferente na atividade política”, analisa o o cientista político e professor Claudio Couto, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).