Ceará

Luiz Gastão é reeleito presidente da Fecomércio-Ce com maioria absoluta

Eleito por 19 votos a 1, maioria obsoluta, o empresário defende a retidão dos processos e acusa a oposição liderada por Mauricio Filizola, seu ex-aliado e apadrinhado, de tentar atrasar o pleito de forma proposital para gerar desgaste com diversas ações na justiça e impedir a votação.

277B1838 24DD 49A1 883A AF6B0BC532DD
(Foto: João Filho)

O atual presidente da Fecomércio-CE (Federação do Comércio do Ceará), Luiz Gastão Bittencourt, foi reeleito neste sábado (9), com um placar de 19 a 1, após um processo eleitoral repleto de impasses e reviravoltas. O empresário defende a retidão dos processos e acusa a oposição liderada por Mauricio Filizola, seu ex-aliado e apadrinhado, de tentar atrasar o pleito de forma proposital para gerar desgaste com diversas ações na justiça e impedir a votação.

Da chapa da oposição, Maurício Filizola teve o apoio inédito de grandes nomes do empresariado cearense, como Deusmar Queirós, dono grupo Pague Menos, e mesmo assim foi derrotado nas eleições por Luiz Gastão que obteve a maioria do apoio da entidade. O mandato tem início no próximo 30 de maio, que findará em 29 de maio de 2026.

Além de Gastão, foi eleito na vice-presidência o empresário Cid Alves. Com 20 votos registrados, a taxa não foi alcançada na primeira hora da votação, fazendo-se necessária a abertura de uma segunda chamada, das 18h até a meia-noite, o último minuto do sábado. O percentual exigido para a segunda parte do pleito era de 50% de quórum, o que foi atingido. “Nossa meta é fazer uma federação cada vez mais transparente, solidária e com a participação de todos”, afirmou o presidente Luiz Gastão.