Política

Juros ampliam alta e dólar dispara após anúncio de Haddad no ministério da Fazenda

Juros futuros com prazos intermediários e longos refletiram a confirmação de Fernando Haddad (PT) como ministro e ampliaram as altas ainda durante a entrevista coletiva do presidente eleito Lula (PT).

63E77138 458B 456E A505 1687E7FE681E

Haddad assume o ministério da Fazenda tendo como 1ª missão afastar desconfianças de como governo petista vai turbinar gastos nos próximos anos. Nome do ex-prefeito de São Paulo foi anunciado nesta sexta-feira, 9, pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Os juros futuros com prazos intermediários e longos refletiram a confirmação de Fernando Haddad (PT) como ministro da Fazenda e ampliaram as altas ainda durante a entrevista coletiva do presidente eleito Lula (PT) que anunciou alguns dos ministros do próximo governo. O Ibovespa subiu 0,25% (aos 107.519 pontos) puxado por mineradoras e siderúrgicas. O dólar fechou em alta de 0,58%, aos R$ 5,25. No dia, o real brasileiro se juntou ao peso mexicano e ao rand sul-africano entre as três piores performances dos dia entre os emergentes.

O nome de Haddad se impôs à posição de integrantes do partido que defendiam que o ex-prefeito de São Paulo (2013 a 2016) e ex-ministro da Educação (2005 a 2012) fosse escolhido para um ministério com agenda positiva para evitar desgaste político no Ministério da Fazenda, onde ficará mais exposto à pressões e terá muitas vezes de dizer “não” às demandas dos colegas de Esplanada, parlamentares, empresários e setores da sociedade civil.